CMMI – Introdução

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Este modelo é cada vez mais procurado por Empresas de T.I. por conta de exigência de seus clientes, onde por exemplo, no Brasil é premissa básica para licitação relativo a T.I. para órgãos do governo.

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE), Software Engineering (SW), Integrated Product and Process Development (IPPD), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

O CMMI é uma unificação/documentação das melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento.

A versão atual do CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos:

  • CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
  • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.
  • CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado aos processos de empresas prestadoras de serviços.

Disciplinas

O processo inclui quatro disciplinas ou corpos de conhecimento (body of knowledges), sendo eles:

  • Engenharia de sistemas
  • Engenharia de software
  • Desenvolvimento integrado de produtos e processos (IPPD – Integrated Product and Process Development)
  • Fontes de abastecimento (Supplier sourcing)

O CMMI possui duas representações: “contínua” ou “por estágios”. Estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.

É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels):

  • Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
  • Nível 2: Gerenciado
  • Nível 3: Definido
  • Nível 4: Gerenciado Quantitativamente
  • Nível 5: Otimização Contínua

No nível 1(um) o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário para produzir o trabalho necessário. No nível 2(dois) é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado. No nível 3(três) o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo. No nível 4(quatro) é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas. No nível 5(cinco) o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa.

A representação contínua é indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.

(Fonte: Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/CMMI)

Wagner Salvi

Trabalho há mais de 20 anos com Desenvolvimento de Sistemas, incluindo ERP’s (Enterprise Resource Planning). Atualmente atuo como Gerente de Produtos coordenando a equipe de desenvolvimento em implementações de novas funcionalidades e tecnologias. Neste momento estudando sobre novas tecnologias iOT usando RaspBerry, desenvolvimento para plataformas móveis, como Android.

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