CMMI – Áreas de Processos
Continuando o assunto CMMI vamos dar uma rápida explicação nde cada nível de maturidade do CMMI e cada uma das suas áreas de processos.
O modelo CMMI v1.2 (CMMI-DEV) contém 22 áreas de processo que são divididos na seguinte forma:
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
- Não possui processos.
Nível 2: Gerenciado
- Gerenciamento de Requisitos – REQM (Requirements Management)
- Planejamento de Projeto – PP (Project Planning)
- Acompanhamento e Controle de Projeto – PMC (Project Monitoring and Control)
- Gerenciamento de Acordo com Fornecedor – SAM (Supplier Agreement Management)
- Medição e Análise – MA (Measurement and Analysis)
- Garantia da Qualidade de Processo e Produto – PPQA (Process and Product Quality Assurance)
- Gerência de Configuração – CM (Configuration Management)
Nível 3: Definido
- Desenvolvimento de Requisitos – RD (Requirements Development)
- Solução Técnica – TS (Technical Solution)
- Integração de Produto – PI (Product Integration)
- Verificação – VER (Verification)
- Validação – VAL (Validation)
- Foco de Processo Organizacional – OPF (Organizational Process Focus)
- Definição de Processo Organizacional – OPD (Organizational Process Definition)
- Treinamento Organizacional – OT (Organizational Training)
- Gerenciamento Integrado de Projeto – IPM (Integrated Project Management)
- Gerenciamento de Riscos – RSKM (Risk Management)
- Análise de Decisão e Resolução – DAR (Decision Analysis and Resolution)
Nível 4: Gerenciado quantitativamente
- Desempenho de Processo Organizacional – OPP (Organizational Process Performance)
- Gerenciamento Quantitativo de Projeto – QPM (Quantitative Project Management)
Nível 5: Em otimização Contínua
- Gestão de Processo Organizacional – OPM (Organizational Process Management)
- Análise Causal e Resolução – CAR (Causal Analysis and Resolution)