Componentes da Raspberry
Aqui iremos demonstrar os componentes principais da placa Raspberry para que sejá mais fácil sua compreensão dos tópicos referente a programação da mesma.
- Processador: A Raspberry Pi B+ possui um processador com arquitetura de 32 bits, 700Mhz de velocidade (e ainda é possível fazer Overclock) e 512 MB de memória Ram. O processador é o BCM 2835, o mesmo usado no iphone 3g e Kindle 2. Pode-se dizer que é um processador bem pontente, se levarmos em conta o tamanho da estrutura.
- Porta HDMI: Este é um conector para saída de audio e video digital. Possui 14 tipos de resoluções desde 640×350 à 1920×1200. Para fazer a conexão com essa porta é necessário ter uma televisão ou monitor com entrada HDMI. Porem existe outras formas de conecções, como DVI por exemplo. Para fazer isso basta ter um adaptador externo em mãos.
- Entrada para Câmera: Esta porta serve para conectar o poderoso modulo de câmera da Raspberry Pi, que possui 5 MP e consegue capturar vídeos e fotos em até 1080P.
- Pino A/V: Aqui temos um conector Jack de 3,5 mm, cuja função é transmitir sinais de audio e vídeo.
- Porta Ethernet: Esta é a porta de conexão com a rede via cabo. Para conectar, basta ter um cabo do tipo UTP com conector RJ45. Como quase todas as pessoas hoje possui rede de conexão sem fio em casa, então fica difícil ter um cabo desses de fácil acesso para ser conectado a placa. Para resolver este problema, é só colocar um adaptador Wi-Fi USB externo.
- Portas USB: Esta versão da Raspberry está equipada com 4 entradas USB. Essas entradas servem para conectar mouses, teclados, adapatdores externos WI-Fi, pen drive, entre outros. Vale lembrar que essas portas não são recomendadas para carregar baterias de celulares. Se precisar de usar algum periférico que exija mais energia da porta, coloque um HUB USB com alimentação externa.
- GPIO: Esse modelo que estamos usando está equipado com 40 pinos GPIO, cuja função é enviar e receber sinais digitais. Eles podem fazer leituras de botões e interruptores ou enviar sinais digitais para acionar atuadores ( Ex. Relés, LEDs, Motores…).Deve-se tomar cuidado para que essas portas não entrem em curto, pois não existe um dispositivo de proteção, e isso poderá danificar a placa. Para ficar mais claro, falaremos melhor sobre essas portas em nosso próximo post da série.
- Status LED: Essas são as luzes que indicam o funcionamento da placa. Esse modelo está composto com 2 LEDs, um com a cor vermelha e outro com a cor verde. O primeiro é chamado de Power, cuja função é indicar se se a placa está recebendo alimentação acima de 3,3v. O segundo é conhecido como Act, e sua função é mostrar quando o cartão de memória está sendo acessado.
- Entrada SD Card: É possível notar que, o Raspberry não possui um disco rígido para armazenamento de dados. No entanto, utiliza-se no lugar desse dispositivo, uma entrada para cartão micro SD (Secure Digital), o qual terá a função de guardar todos os dados que vai ser instalado no dispositivo. Falaremos mais deste assunto mais adiante no texto.
- Entrada Display: Essa tem a função de se conectar com pequenas telas de LCD ou OLED. A conexão é feita através de um flat cable de 15 pinos.
- Porta de Alimentação(Power Input): Essa porta possui um conector micro USB, e serve apenas para alimentar a Raspberry. Ela necessita de uma fonte de alimentação com 5v de tensão e no mínimo 1A de corrente. Vale lembrar que, não devemos usar de maneira alguma as portas USB de um computador para alimentar a Raspbery, pois elas possuem apenas 500mA de corrente. Tente procurar por um carregador de celular que tenha as especificações corretas.