Funções para um Raspberry

Sharing is caring!

Aqui estão 15 principais funções interessantes que você pode fazer com seu Raspberry Pi. Se você é novo com ele, confira nosso guia para começar a trabalhar com seu novo computador.

  • Central de mídia: Você pode transformar ele num reprodutor de mídia digital usando o OpenELEC, semelhante ao Apple TV.
  • Um navegador da Web: Desde sua Raspberry Pi esteja ligado na sua TV, por que não desfrutar navegando na internet? Você pode instalar o navegador Chromium – uma variante do Google Chorme. Basta teclar no terminal e digitar: ‘sudo apt-get install cromo-browser’, pressione a tecla Enter.
  • Servidor de BitTorrent: Se você frequenta os diversos sites de torrent, então por que não criar um servidor dedicado de Torrent? Basta ligá-lo ao seu roteador e deixá-lo para ele fazer o resto.
  • Servidor de nuvem: Sonha em construir o seu próprio servidor de nuvem? Usando OwnCloud você vai se tornar seu próprio provedor de nuvem.
  • Robótica: Os robôs são geralmente bastante legal. É possível você utilizar o hardware do Pi para uso na robótica.
  • Aprender a programar: Caso você queria dar seus primeiros passos na arte de programação, ou até mesmo avançar um pouco mais sobre o assunto, o Pi é uma ferramenta excelente para isso. Ele possui um monte de programas para aprender vários tipos de linguagens de programação, como Python, Java, PHP, entre outros. Além de poder interligar tudo isso ao GPIO dele.
  • Hacker: Sendo tão pequena como é, o Pi faria uma excelente ferramenta de hacking. Independentemente da ética envolvida, você pode experimentar um teste penetração de segurança por exemplo.
  • Estação meteorológica: Conectando em uma Estação Meteorológica, você pode deixar seu Pi processando todos os dados relevantes do tempo para sua análise.
  • Automação residencial: Há um novo produto chamado PiFace que é perfeito para automação residencial. Ele conecta-se ao Raspberry e permite que ele detecta os estados dos interruptores a partir de um sensor da porta, uma almofada de pressão ou qualquer número de outros tipos de interruptores.
  • Minecraft: Um jogo indiscutivelmente popular é o Minecraft e ele está disponível para o Raspberry Pi, permitindo que você obtenha todos os seus blocos em miniatura. O melhor de tudo, é gratuito para download.
  • Cluster: Juntando vários Pi, é possível criar um Cluster ( um conjunto de computadores) em sua casa de forma a ocupar pouco espaço e obter um desempenho satisfatório.
  • Touch Screen Capacitivo: Usando um touchscreen capacitivo de 10 polegadas e um conversor HDMI-LVDS você pode criar um ecrã táctil com o Raspberry Pi. O kit completo pode ser comprado em lojas de produtos eletrônicos.
  • Usar o Windows 10: A Microsoft lançou uma versão gratuita e adaptada do Windows 10 especialmente para o Raspberry Pi na sua versão 2. Mas também é possível usar várias distribuições Linux e BSD existentes para download.
  • Nostalgia com modernidade: Caso você queira relembrar de algum sistema operacional do passado, pode usar o RISC OS, primeiro computador doméstico de uso geral da Acorn Computers em 1987, ou um Windows 3.0 em sua versão lançada especialmente para os processadores do Pi. Todos disponível gratuitamente na internet.
  • ZX Spectrum: ZX Spectrum, um dos mais influentes microcomputadores europeus de 8 bits durante a década de 1980, pode ser emulado na sua framboesa de forma simples e com o uso de poucos comandos para sua instalação.

Wagner Salvi

Trabalho há mais de 20 anos com Desenvolvimento de Sistemas, incluindo ERP’s (Enterprise Resource Planning). Atualmente atuo como Gerente de Produtos coordenando a equipe de desenvolvimento em implementações de novas funcionalidades e tecnologias. Neste momento estudando sobre novas tecnologias iOT usando RaspBerry, desenvolvimento para plataformas móveis, como Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.