Monitor de Temperatura com Raspberry via Telegram – Introdução
Neste primeiro capítulo vamos desenvolver uma integração entre o Raspberry 3 com o aplicativo de mensagens Telegram, que vai funcionar como um “bot” (aplicativo que responde ou executa ação a perguntas especificas) que irá retornar a temperatura e a umidade do ar . Será uma base para demonstrar os conceitos básicos de iOT (Internet das Coisas).
O intuito deste projeto é mostrar uma das millhares de aplicações da iOT e mostrar de foma mais simples esta integração entre um equipamento, com a internet e com o usuário, ou até mesmo outro computador dependendo do que se deseja. Neste caso o equipamento irá ficar “escutando” no Telegram o pedido da informação, ou seja, ele trabalhará de forma reativa esperando ser chamado para devolver os dados. Em outras aplicações ele pode ser usado de forma pró-ativa, como em determinadas situações ele disparar o aviso para os destinatários. Por exemplo um sensor de movimento, ou até mesmo de temperatura aliado com outros sensores para identificar por exemplo um incêndio no local.
Por que usar o Telegram neste exemplo?
O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas multi-plataforma totalmente grátis e open-source! Isso significa que pode ser usado no Windows Desktop, iOS, Android, Linux e por aí vai. É um dos concorrentes do WhatsApp, mas o Telegram possui como principal vantagem o fato de disponibilizar APIs para integração. Ou seja, é possível integrar facilmente sua aplicação com o Telegram, aumentando assim o potencial de suas soluções.
Material necessário:
Para este projeto, vamos precisar de:
- Raspberry Pi 3 Model B+
- Cartão de memória de, no mínimo, 8 GB (recomendável: 16 GB)
- ProtoBoard
- Sensor Digital de Temperatura e Umidade (A2320)
- 4 Jumpers
- Telegram Instalado (seja qual for a plataforma)