Requisitos não Funcionais

Sharing is caring!

Requisitos não-funcionais são as características e aspectos internos do sistema, envolvendo especificamente a parte técnica. e que não são explicitamente expostos pelo cliente, mas devem ser implicitamente compreendidos pelo desenvolvedor. 

Os requisitos não-funcionais basicamente se resumem em seis itens, descritos logo abaixo:

Segurança: o software deve garantir a segurança dos dados, ninguém gostaria que dados importantes sejam expostos a pessoas não autorizadas. Envolve permissões, criptografias, senhas  e liberar acesso aos menus do sistema de acordo com a hierarquia do usuário.;

Usabilidade: procure desenvolver um sistema fácil de usar, que dispense muitos recursos gráficos. Quanto mais simples for a usabilidade, maior será a aceitação dos usuários., pois ninguém gosta de um software com milhares de informações e botões amontoadas na janela;

Confiabilidade: determina a capacidade do sistema em lidar com eventos inesperados, ou seja, s o sistema deve ser capaz de tratar exceções e se recuperar de falhas, sem que haja perda de dados. Backup e restauração do banco de dados também se encaixam neste item.

Padrão: define a padronização de interface e código utilizada no desenvolvimento do software. Embora seja mais voltado para a equipe de desenvolvimento, é essencial para facilitar a manutenção e atualização do sistema. Este item também envolve conceitos de arquitetura, como utilizar MVC, padrões de projeto ou frameworks.

Desempenho: Nada pior que um software que consome muitos recursos do computador e demora pra executar os processamentos. Um sistema lento é alvo de crítica dos usuários, mesmo que seja funcional. A performance do software pode ser melhorada utilizando técnicas de programação orientada a objetos,threads e otimização de código. Outros fatores como consultas SQL aprimoradas no banco de dados e liberação de recursos da memória também devem ser estudados para aprimorar o desempenho.

Hardware e Software: define os requisitos mínimos para o funcionamento adequado do software, tanto físico como lógifo. Se o sistema faz integração com o Microsoft Outlook, este deve estar instalado no computador como pré-requisito. Se o sistema trabalha em rede, é necessário que o computador tenha uma interface física de rede instalada.

Wagner Salvi

Trabalho há mais de 20 anos com Desenvolvimento de Sistemas, incluindo ERP’s (Enterprise Resource Planning). Atualmente atuo como Gerente de Produtos coordenando a equipe de desenvolvimento em implementações de novas funcionalidades e tecnologias. Neste momento estudando sobre novas tecnologias iOT usando RaspBerry, desenvolvimento para plataformas móveis, como Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.